Notícias
A História de sucesso do CAMARO.

O Camaro é um coupé esportivo de porte médio da Chevrolet produzido desde 1966, um "Muscle Car" que seria a resposta da GM ao Ford Mustang, de 1964. Sua produção foi interrompida em 2002 mas a GM já retomou a produção de uma nova versão a partir de 2009.

A década de 1970 não foi proveitosa para o Camaro: a subida do preço do petróleo fez o consumidor optar por veículos que consumiam menos. Medidas antipoluição fizeram acabar com os grandes V8 e em 1972 o fim da produção do SS e em 1973 o surgimento do Camaro LT privilegiando mais o luxo e o conforto e menos a potência, dando lugar inclusive aos motores 6 cilindros em linha, menos potentes e mais econômicos. A crise faz outra "vítima" em 74, terminando com o Z28. Em 11 de Maio de 1978, o Camaro de número 2 saiu da fábrica de Van Nuys, Califórnia. E no ano de 1982, entra em campo, uma nova versão do Camaro chamada IROC-Z (Internacional Racing of Champions) essa versão foi até 1990 quando acabou a produção, a terceira geração do Camaro, com a maiores modificações estéticas após 12 anos. Com seu design quase futurista é escolhido pela terceira vez como Pace Car oficial das 500 milhas de Indianápolis 500.

Mecanicamente também grandes novidades ficaram por conta do novo motor inteiramente em alumínio, mais uma vez derivado do mesmo que equipava o Corvette. Tratava-se de um V8 de 5.7 litros que no Z28 produzia 305 cavalos e 320 no SS. Novos freios a disco com assistência por ABS Bosch nas quatro rodas. Nenhuma mudança significativa aconteceu até 1998.

A nova geração
O ressurgimento do Camaro aconteceu em 2009 e, novamente seguindo o Ford Mustang (dessa vez o de 2005), a nova geração do Muscle car é uma releitura de sua primeira geração, vendida entre 1967 e 1969.

Versão V6
Motor: 3.6L V6 12V O motor V6 atual é bem desenvolvido tecnologicamente, produzindo cerca de 300 HP, potência que era observada nos antigos V8 antes utilizados pela GM, tanto no Camaro como em outros esportivos da marca.

Versão V8
Motor: 6.2L V8 16V Potência: 406 HP

Versão - Z28
Motor V8-LS7 Capacidade Cubica: 7.0 L Potência : 507 HP Torque: 64,95 Kgf Inicio de Fabricação 1967-1968 Relançamento: 2013 Salão do Automóvel de N.Y.

O Camaro foi mais um dos grandes fracassos de venda nos Estados Unidos e recebeu a alcunha de "rápido, brutal e impossível de vender". A solução foi buscar mercados alternativos na China e América Latina.

Particularidades:
- Em 2007 o Chevrolet Camaro foi escalado para se transformar em robô no primeiro filme da série Transformers. O carro voltou para as telas em 2009 na continuação da franquia.
- Em 2010, após 40 anos, a Chevrolet trouxe o Camaro oficialmente para o Brasil, assim já adaptado para o território nacional.
- O Camaro também está presente em vários jogos eletrônicos, como os das séries Test Drive, Need for Speed, Gran Turismo e Interstate '76 (sendo que neste último ele recebeu o nome de "Courcheval Cavera" a fim de evitar problemas de direitos autorais com a Chevrolet).
- O Chevrolet Camaro também se fez presente no desenho animado dos anos 80 M.A.S.K (do estúdio francês DiC Entertainment), no qual é o carro do personagem Matt Trakker. No desenho o carro recebeu o codinome de Thunderhawk.
- Em 25 de junho de 2012 foi lançada uma canção dos cantores Munhoz & Mariano onde cita o modelo de cor amarela.

Segue abaixo a linha do tempo do automóvel:

1966:
Este foi o primeiro ano do Camaro . E já neste primeiro ano o modelo ultrapassou as 100.000 unidades vendidas . A ideia da montadora era vender um carro que poderia ser considerado fiel ao seu dono , e que seria capaz de oferecer um desempenho que nenhum outro modelo americano poderia oferecer. Foi a entrada da GM neste nicho de mercado.

1969:
Este foi o último ano que a primeira geração do Camaro foi vendida. No total , foram mais de 270 mil exemplares vendidos em menos de três anos de vida.

1970:
Ano de lançamento da segunda geração do Chevrolet Camaro , mais precisamente em fevereiro. Ela foi produzida durante muito mais tempo que a primeira geração , até 1981 . Conhecido como Europa , essa versão tinha um visual ainda mais marcante para a época por ser inspirado nos modelos de outros países. Além disso essa versão sofreu algumas pequenas atualizações nos anos de 74 e 78.

1974:
Neste a segunda geração do modelo já era vendido em três diferentes versões : RS , SS e Z28 . Infelizmente alguns eventos atrapalharam as vendas do Camaro como a crise do petróleo e a Guerra do Vietnã . Durante este tempo a versão Z28 chegou a ser descontinuada.

1980:
Neste ano foi lançado no mercado uma versão com motor V6 de 3,8 litros , em substituição do antigo.

1982:
Em janeiro de 1982 finalmente a Chevrolet apresentava para o mundo a terceira geração do Chevrolet Camaro. Como de costume , o modelo foi totalmente remodelado , com linhas desta vez mais quadradas e futurista . Além disso a Chevrolet inaugurava a era dos motores com injeção eletrônica de combustível . Além disso o Camaro estava 227kg mais magro que o anterior. Nada mal.

1985:
Ano da tão falada versão IROC-Z . Ela era uma versão do Camaro inspirada nos modelos de corrida que disputavam a International Racing of Champions , na época . Tinha uma suspensão ligeiramente aprimorada , barras estabilizadoras mais espessas e um sistema de injeção eletrônica baseado no corvette , mais moderno . As rodas eram de 16 polegadas.

1992:
Chegamos aos anos 90 . 1992 foi o último ano de produção da terceira geração .Além disso este ano também era importante porque marcava os 25 anos do modelo . Por isso este ano a GM fabricou um modelo especial , com alguns detalhes exclusivos , como um emblema no painel de instrumentos.

1993:
Lançamento da quarta geração do Camaro . Ela manteve o padrão : Cupê de 4 lugares motor dianteiro e tração traseira . Agora o Camaro era oferecido em duas opções de motor V6 e três opções de motor V8

1994:
Lançado pela primeira vez o Camaro de terceira geração em versão conversível.

2002:
Este ano o Camaro deixou de ser fabricado nos Estados Unidos devido a uma mudança de perfil de consumo do consumidor. Segundo a fabricante esta decisão foi tomada para não desgastar a imagem do modelo . Com o nome preservado , o Camaro poderia voltar em uma época mais propícia.

2006:
A Chevrolet apresenta no Salão de Detroit um protótipo do Camaro Concept . O sucesso do protótipo foi tão grande que a marca anunciou alguns meses depois que iria produzir o modelo oficialmente .

2009:
A Chevrolet anuncia oficialmente o lançamento do novo Chevrolet Camaro.

2010:
Além do Brasil e EUA , hoje o novo Camaro já está a venda no México , Caribe Oriente Médio e Japão além de vários outros . Além disso a Chevrolet já anunciou que pretende lançar o modelo na Europa Rússia Inglaterra , Coreias , China e também em Israel. O Camaro é fabricado atualmente na fábrica de Oshawa , no Canadá.

2011:
A série foi batizada de Convertible Neim an Marucs , nome de uma rede de lojas luxuosa . Todas foram vendidas pelo tradicional catálogo de Natal em apenas três minutos (!) . Quem não conseguiu comprar o seu , pode conferir uma unidade no Salão de Los Angeles.

Automóveis são repletos de particularidades. Contextualizar as características de cada marca e customiza-las com a necessidade de cada cliente é simplesmente uma arte.

Se quiser saber mais sobre automóveis de luxo e ter acesso aos modelos mais exclusivos do Brasil entre em contato direto com o especialista: + 55 27 9.9962-5000.