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Testamos o top Lexus

Parece uma nave, mas é um SUV. E que SUV! Um dos mais vendidos no mercado premium norte-americano, o Lexus RX 350 em sua versão top de linha F Sport esteve em nossas mãos durante cinco dias.

Foram cinco dias felizes em avaliar um carro espaçoso e de altíssima performance de seu motor V6, 3.5 litros com câmbio de oito velocidades. A tração é integral.

Em relação a geração anterior, ganhou 28 cv de potência e 2,5 kgfm de torque. Também ficou maior e mais espaçoso. Com um incremento de 12 centímetros no comprimento e 5 cm no entre-eixos, o SUV passou a medir no total 4,89 metros e 2,79 metros de entre-eixos, respectivamente. O porta-malas também ficou maior e agora tem capacidade para 521 litros, segundo a Lexus.

Ara concorrer num segmento em que estão Mercedes GLE, BMW X5 e Volvo XC90, o novo Lexus RX 350 oferece além de um interior sofisticado, uma ampla lista de itens de conforto e segurança. No total, o carro oferece 10 airbags ( sendo dois frontais, quatro laterais, dois de cortina, um de joelho para o motorista e um no assento do banco do passageiro), controles de tração e estabilidade, assistente de subida, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de faróis de led.

Quem concorre no segmento premium tem de oferecer algo a mais para o consumidor né? Pois esse Lexus exagera, no bom sentido. Para tornar a vida de motorista e passageiros mais confortável, o carro conta com ar-condicionado duas zonas, bancos com sistema de aquecimento e ventilação, controle de velocidade de cruzeiro, espelhos retrovisores externos com regulagem elétrica, sistema de aquecimento automático, indicadores de direção e Tilt Down, além de um sistema multimídia completo.

Essa versão F-Sport adiciona borboletas atrás do volante, teto solar panorâmico, e carregador de celular sem fio, além de detalhes exclusivos, como pedais em alumínio, grade frontal em formato de colmeia e rodas de 20 polegadas.

No centro do console, há uma tela de 12,3 polegadas de alta definição, que integra várias funções como o sistema de navegação GPS, a TV digital e sistema de áudio com Bluetooth, DVD player compatível com CD-R/RW, MP3 e WMA e comando de voz. Há ainda entrada para cartão micro SD, auxiliar, duas portas USB e 12 alto-falantes Pioneer, sendo oito speakers, incluindo um subwoofer e quatro tweeters.

O modelo conta com seletor de modos de direção (Eco, Normal e Sport S), além da suspensão adaptativa. Os ajustes regulam a força de amortecimento do sistema da suspensão, controlam a potência do motor, remapeiam o acelerador.

No quesito segurança, o sistema tem 10 airbags, sendo dois frontais, dois laterais dianteiros, dois laterais traseiros, dois de cortina, um de joelho para o motorista e um de assento para o passageiro dianteiro.

O sistema de controle eletrônico de estabilidade veicular auxilia na estabilidade do veículo em curvas, e os freios a disco nas quatro rodas possuem sistema ABS com EBD, o que contribui para manter a estabilidade do veículo em frenagens de emergência.

Para completar, o sistema de tração impede a perda de aderência das rodas motrizes, principalmente durante arrancadas ou curvas.

Nos Estados Unidos

Pesquisa nos EUA aponta Lexus e Porsche como as 'marcas mais confiáveis'. Consultoria J.D. Power divulgou ranking com 31 montadoras e os carros que tiveram melhor resultado. Foram ouvidos 35 mil proprietários, que relataram problemas que tiveram no último ano. A Lexus liderou o ranking de marcas de carros mais confiáveis, segundo pesquisa anual da consultoria J.D. Power.

O ranking se baseia no número de problemas relatados para esses veículos no último ano. Foram ouvidos 35.186 proprietários de carros com 3 anos de uso. A média de defeitos relatados por eles no último ano foi de 156 para cada 100 carros, um índice mais alto, no entanto, do que na edição anterior da pesquisa (152).

Na lista dos mais vendidos no mercado premium nos EUA, dois carros da Lexus estão presentes. E sabe qual lidera? Exatamente o RX, com média de mais de 5 mil unidades por mês. Em sétimo, seu irmão menor, o SUV médio NX com média de quatro mil mensais.

Além disso, os Estados Unidos têm muito mais marcas de luxo que o Brasil. Por lá, todas as "premium" atuam, afinal estamos falando do maior mercado de carros do mundo.

Por aqui, são poucas, e muitas deram adeus recentemente (a exemplo da Aston Martin e da Bentley).

Nos EUA, há ainda as marcas criadas exclusivamente para aquele país, como Infiniti (Nissan), Acura (Honda) e Lexus (Toyota). Por aqui, só temos a Lexus.

Outras marcas de luxo dos EUA que o Brasil não tem são Cadillac (da GM), Lincoln (da Ford) e Alfa Romeo (da FCA). Então fica a dica, quando for pensar em trocar seu carro, pense também na Lexus.
Ficha técnica

Motor: 3.5 l, V6
Potência: 305 cv a 6.300 rpm
Torque: 38,04 kgf.M
Transmissão: automática, 8 velocidades
Tração: integral 4x4 com controle eletrônico inteligente
Pneus: 235/55
Rodas: liga leve 20"
Preço: R$ 363 mil
Fonte: Newland